1

Viajar Sozinho: Como Planejar sua Viagem

Viajar sozinho não é apenas uma grande aventura, mas também um exercício para o autoconhecimento. Dizem por aí que a gente deve viajar sozinho ao menos uma vez na vida, e eu sinceramente acredito nisso. Em uma viagem solo você terá oportunidades de conhecer pessoas novas, aprender a tomar decisões rápidas e a superar seus medos e a se desafiar. Você será o único responsável pelo sucesso da sua viagem. Como diz a frase: “viajar sozinho é fazer uma jornada para dentro de si mesmo.” Sim, viajar sozinho é buscar respostas que talvez você não encontraria em outras circunstancias. Uma dica para quem nunca se aventurou em uma viagem sozinho é começar a desbravar lugares de seu próprio país. Por já conhecer como as coisas funciona e por não ter a barreira do idioma, viajar sozinho em seu próprio país pode ser uma oportunidade para perder o medo e se adaptar a esse estilo de viagem.

Mas apesar de muitos benefícios, muitas pessoas ainda hesitam em viajar sozinhas, seja por medo e insegurança ou simplesmente por não saberem por onde começar. E este post te ajudará nisso, vou te dar algumas dicas de como planejar a sua viagem solo.

Escolha seu Destino

viajar-sozinho

Você prefere praia ou campo, frio ou calor, natureza ou concreto? Escolher o destino pode não ser tarefa fácil dentre tantas opções, mas escolher um lugar que tenha a sua cara é fundamental. Analisar fatores como tempo, clima e época do ano em que deseja viajar também é importante. Uma pesquisa minuciosa te ajudará a fazer a melhor opção. Que tal dar uma olhada nesse post aqui e inspirar-se com alguns lugares do nosso continente?!

Defina o Roteiro

roteiro

Elaborar um roteiro é uma das tarefas mais difíceis, mas em minha opinião é a tarefa pré-viagem que eu mais gosto de fazer, afinal planejar também é parte da viagem. Nesse item você deverá pesquisar os lugares que gostaria de conhecer. Pesquise horários de entrada e bilhetes para alguns lugares como museus e parques. Pense em como irá se locomover de um lugar a outro, quais os dias e horários que irá a cada atração ou lugar. Pesquise também quais são os restaurantes e lugares legais para comer.

Pesquisar um pouco sobre a cultura do país também é essencial. Saber o que pode e o que não pode fazer, quais são os costumes. Isso evitará que você passe vergonha ou entre em apuros, porque muitas coisas que podem ser normais para nós, podem ser extremamente ofensivas em outros lugares.

Pesquise muito, leia blogs, converse com outros viajantes que já estiveram naquele lugar, peça dicas. A informação é essencial para fazer uma viagem tranquila e segura. Um site legal para isso é o Dubbi, um site onde viajantes compartilham de suas próprias experiências para ajudar outros viajantes. Mas lembre-se também, que por mais que você pesquise e saiba tudo sobre o seu destino, isso não evita os perrengues das viagens, apenas os diminui. Afinal, os perrengues são parte de qualquer viagem, mas pense sempre no lado positivo tirando proveito de cada situação, e aprendendo a lidar com imprevistos e contratempos.

Hospedagem

hospedagem

Depois de definir o seu roteiro, você já saberá muitas coisas sobre o seu destino, então é hora de encontrar a hospedagem ideal para você. Escolha qual a localização que você gostaria de ficar, leve em consideração o seu roteiro. Algo que seja próximo aos pontos turísticos que você deseja visitar ou que tenha fácil acesso para eles. Verifique se há nas proximidades restaurantes, bares, pontos de ônibus ou metro, supermercados e tudo o que você considera essencial.

Escolha também o tipo de hospedagem: hotel, pousada, albergue. Sempre que eu viajo sozinha eu prefiro ficar em albergues pela facilidade de encontrar pessoas que também estão viajando sozinhas. Ficar em albergues fará a sua viagem muito mais social e muito mais fácil, pois eles normalmente têm uma atmosfera de diversão e atraem muitos outros viajantes individuais. Você terá a oportunidade de conhecer e fazer amizade com gente nova, diferente e trocar experiências únicas. Definido isso, faça a sua reserva com antecedência, porque pode acontecer de aquele lugar que você tanto gostou não estar mais disponível no dia da sua viagem.

Passagem

passagem

Agora é hora de pesquisar a sua passagem. Defina um valor x que você está disposto a desembolsar para a passagem. Então fique atento às promoções para aquele destino. Acessar sites de promoções e buscadores de passagens pode ser crucial para encontrar aquela passagem com um preço espetacular. Sites como Melhores Destinos e Momondo podem te ajudar nessa hora.

Seguro Viagem

seguro-viagem

A saúde também é prioridade na hora de viajar. E se você planeja uma viagem internacional, contratar um seguro viagem pode te poupar muita de dor de cabeça caso precise de atendimento médico em um país desconhecido. Que isso nunca aconteça, mas é melhor prevenir do que remediar. E aproveitando esse item, eu gostaria de dizer para você pesquisar sobre as vacinas obrigatórias em alguns países. Tome-as com antecedência e não se esqueça de solicitar a Carteira Internacional de Vacinação.

Lembre-se que a pesquisa é fundamental para tornar a sua viagem tranquila e segura. Leve tudo anotado para não ter perigo de se esquecer de alguma coisa importante. E depois de riscar todos esses itens é hora de fazer as malas e aproveitar a sua jornada.

 

 

Posts Relacionados

Amanda

Viajar é minha vocação, tenho o espírito livre e detesto os caminhos convencionais.

One Comment

  1. gostei das suas dicas, vou fazer a minha primeira viagem sozinha em abril desse ano, com certeza será uma grande aventura e estou ansiosa por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *