0

Cinco Mercados de Rua Imperdíveis em Montevidéu, Uruguai

Montevidéu é uma capital jovial, imperturbada pela necessidade de competir com a cidade do outro lado do rio. Ao contrário de sua vizinha Buenos Aires, onde quase 3 milhões de moradores conjuntamente se reúnem para uma música moderna e urbana, Montevidéu parece complacentemente confortável em sua distinta e tradicional identidade. Mais de um milhão de pessoas residem na cidade. É um centro emergente do progresso econômico, mas há um senso romântico de identidade histórica com um mínimo de entusiasmo pela mudança.

Essa é a forma que você sente a Cidade Velha, um bairro cheio de parques, paralelepípedos e história. Caminhando pelas ruas da Cidade Velha, é reconfortante ver que os moradores da cidade estão felizes vivendo o momento. No entanto, um dos melhores lugares para experimentar Montevidéu e sentir a sua identidade, está na mistura dos mercados locais. Feiras de rua são uma ocorrência comum na maioria dos dias do ano, e os mercados maiores são internacionalmente conhecidos por sua comida e bons vinhos.

Eu amo mercados e feiras de rua, realmente acho uma das melhores maneiras de se conhecer a cultura local e vive-la.  E além de ser uns dos melhores lugares para comprar lembrancinhas de viagem com ótimos preços. Aqui estão alguns dos melhores mercados de Montevidéu para você visitar quando estiver pela cidade.

Mercado do Porto

Mais conhecido como “O Mercado de Carne”, possui uma fachada ferroviária da era vitoriana e parece um pouco confuso quando visto de fora. Como um pedaço deslocado de arquitetura em frente a um sombrio porto, o prédio em si parece estranhamente grandioso para esta parte da cidade. Mas uma vez que você entra e anda por dentro do mercado, especialmente nas tardes de sábado, os aromas e a riqueza de restaurantes imediatamente justificam o seu exterior.

Mercado do porto uruguai – foto: viveruruguay.com

Como a Argentina, o Uruguai tem algumas das melhores carnes do mundo e os habitantes locais são muito orgulhosos disso. Este mercado é a fantasia culinária de um carnívoro, pelo fato de que cada corte de cada carne está disponível nas grelhas de lenha. Perambule pelos diferentes restaurantes e stands e delicie uma carne com um bom vinho tinto, porque almoçar no mercado do porto é um dos passeios mais tradicionais de Montevidéu. E se os seus olhos precisam de uma pausa da fumaça perfumada da carne, o mercado apresenta bancas artesanais tradicionais, bem como flores, produtos e presentes.

Bolsas vendidas no Mercado do Porto

Tristán Navaja

Depois de se recuperar de um coma alimentar, ressaca ou ambos depois de passar um sábado no Mercado do Porto, aproveite o domingo e vá passear pela feria de rua em Tristán Navaja. Feria é um termo uruguaio que geralmente se traduz como “mercado de rua”, e domingos aqui são universalmente considerados para ter o melhor mercado de rua no Uruguai.

foto: viveruruguay.com

Visitar a Feira de Tristán Narvaja em Montevideu é um passeio imperdível! Percorrer várias ruas e travessas com muita antiguidade nas ruas e nas lojas… Esse é um passeio que se respira a cidade, a cultura, a educação dos uruguaios!

Ao vagar pelas ruas de Tristán Narvaja, você perceberá que qualquer coisa que você esteja esperando encontrar está disponível em uma das inúmeras barracas da feira. Há itens alimentares, como ovos e queijos e peixes recém retirados das docas, bem como artesanato que os moradores vendem expostos em cobertores coloridos no chão.

Feria Parque Rodó

A feira do Parque Rodó não é tão grande e descontraída quanto a de Tristan Narvaja, mas ainda sim reuni muitas pessoas aos domingos. Há uma grande variedade de coisas, roupas, sapatos e lembrancinhas em geral. Este é o mercado perfeito para comprar um par de sapatos ou roupas a preços acessíveis, ou talvez comprar um copo de mate em um esforço para misturar-se com os locais.

A feira acaba cedo, por volta das 15h, então vale a pena ir pela manhã e depois aproveitar o passeio pelo parque Rodó, que é um ótimo local para passear e curtir a natureza, tomar um mate e aproveitar a paisagem, assim como fazem os locais.

Mercado de Artesãos

Além dos famosos cortes de carne, o Uruguai também é conhecido por ter alguns dos artistas mais talentosos do continente. A maioria da pessoas do Uruguai residem ao longo da costa, embora o interior do país é uma planície cheia de gaúchos, rancheiros e artistas. No mercado de artesãos apropriadamente nomeado, os compradores podem encontrar tudo, desde couro Uruguai até fivelas de cinto de prata ou jóias. Você também pode encontrar pinturas e artesanatos costurados à mão, e os restaurantes e bares logo acima do mercado fazem jus à uma tarde conveniente para um delicioso chivito e uma pilsen (a cerveja local mais apreciada).

foto: viveruruguay.com

Villa Biarritz

Apesar dessa feira estar localizada em Pocitos, um bairro de luxo, o mercado de pulgas Villa Biarritz oferece compras casuais a preços despretensiosos. Nessa feira você vai econtrar principalmente roupas e lembrancinhas, mas também há algumas barracas de comida onde se pode almoçar por um preço justo. As manhãs de sábado são os horários mais populares para visitar essa feira, e é uma ótima pedida para começar o dia que pode eventualmente acabar no mercado portuário.

mercado de rua montevideu

Roupas na feira de Villa Biarritz

Além dessas, existem uma série de ferias menores que acontecem ao longo da semana, e às vezes o melhor mercado em Montevidéu é aquele que simplesmente brota do nada em alguma rua da cidade, e está vendendo exatamente aquilo que você precisa. Isso é algo comum na capital do Uruguai, onde cada momento, cada dia, parece ser o certo.

Amanda

Viajar é minha vocação, tenho o espírito livre e detesto os caminhos convencionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *