1

Check List de Viagem: 15 Coisas que Você não Pode Esquecer

check-list-viagem

  1. Lembre-se dos itens mais importantes

Os mais importantes são os primeiros a serem lembrados e provavelmente você já os separou. Mas só para ter certeza, não vá para o exterior sem o seu passaporte, cartões de crédito, vistos e licença (se aplicável) a condução. Sua capacidade de pagar as coisas, se movimentar, e atravessar fronteiras são fundamentais, por isso certifique-se de guardar esses itens em locais seguros. Também é sempre uma boa ideia ter um pouco de dinheiro para emergência, apenas no caso.

  1. Deixe o que não é essencial em casa

Você sempre separa coisas que provavelmente não vai usar durante a viagem. Então, sempre que for arrumar sua mala pense da seguinte forma: se não tem absoluta certeza de que vai usar, deixe em casa.

Sempre tente ter uma mochila o mais leve possível. Tudo se torna muito mais fácil durante a viagem quando você não está viajando como uma mula de carga. Viaje leve, viaje livre.

  1. Tenha uma boa mochila

Se você estiver planejando fazer uma longa viagem, agora pode ser o momento ideal de investir em uma boa mochila de qualidade. Considere se a mochila é o tamanho certo e tenha as características certas para o tipo de viagem que você quer fazer.

Eu geralmente recomendo viajar com uma mochila menor/médio porte (por exemplo, cerca de 40 litros), pois isso dá muito mais flexibilidade e mobilidade.

  1. Tome as vacinas requeridas

Se você estiver indo para certos países ou para destinos tropicais você pode precisar de vacinas ou profilaxia contra a malária. O comprovante de vacinação contra a febre amarela é necessário para entrar em alguns países, especialmente na América Latina.

  1. Tenha um seguro de viagem

Não podemos esquecer do seguro. Você vai, principalmente, usar o seguro quando precisar de cobertura médica, mas pode precisar também caso sua mala seja extraviada ou outros coisas desagradáveis que podem acontecer durante a viagem. Não que isso vai realmente acontecer, mas é melhor prevenir do que remediar.

  1. Pedido de vistos que você precisa

Você pode realmente entrar legalmente no país que você está indo? Muitas vezes é possível obter um visto quando se chega ao país, mas há muitas exceções. Você pode verificar se o país que deseja ir precisa de visto através do VisaHQ.com. Verifique quais as formas de tirar o visto. E não se esqueça de fazer isso com antecedência da sua viagem.

  1. Tenha um adaptador de tomada universal

Não tem nada mais frustrante do que você querer carregar seu celular ou sua câmera fotográfica e ver que o plugue não entra na tomada. Diferentes países usam diferentes tipos de tomadas. Então tenha sempre em sua bagagem um adaptador universal, ou seja, todos os plugues em um só, o que garante que você poderá conectar seus dispositivos eletrônicos basicamente em qualquer lugar.

  1. Configure um serviço de back-up

Eu sei que isso é chato de fazer, mas confia em mim, isso é super importante! Quantas vezes você já ouviu pessoas dizendo que perderam todas as suas fotos devido a roubo ou acidente. Eu mesmo já passei por isso. A câmera pode ser substituída, mas as suas fotos não podem, por isso, criar um serviço de armazenamento em nuvem antes de ir, ou descobrir alguma outra maneira de manter backups frequentes de seus arquivos digitais na estrada é fundamental. Algumas opções são o Dropbox, Google Drive ou iCloud Drive.

  1. Itens de segurança

Há várias maneiras de manter seus pertences mais importantes seguros. Então não se esqueça de levar cadeados, aquelas pochetes para usar por baixo da roupa, porta cartões, etc.

  1. Aplicativos de viagem

Existem alguns aplicativos que ajudam em algumas coisas durante a viagem, então não se esqueça de baixá-los.

  1. Pesquisa sobre os costumes e idioma locais

Pesquisar sobre a cultura local é fundamental para evitar algum de constrangimento e tornar a sua viagem muito mais fácil. Verifique se há quaisquer peculiaridades culturais a levar em conta no seu destino, e aprender algumas frases úteis na língua local. É mais fácil de aprendê-los agora do que durante as suas viagens. Palavras como obrigado, por favor e com licença vai ajudar muito na hora de falar ou pedir informações para os nativos.

  1. Fazer um registro de detalhes de emergência

Mantenha seus detalhes de emergência em algum lugar. Coisas como contatos de emergência da sua casa, telefone da embaixada, detalhes de seguros de viagem e número telefônico 24 horas do seu banco, no caso de um cartão roubado. Anote isso em alguma agenda e no seu e-mail.

  1. Tenha um diário de viagem

Ter um diário é incrível e algo que você provavelmente vai agradecer a si mesmo no futuro. Quanto mais tempo a sua viagem durar mais detalhes você irá esquecer, então um diário irá ajudá-lo a lembrar desses detalhes mais tarde. Eu conheço pessoas que viajaram por um longo período e se lamenta por não ter tomado pelo menos algumas notas básicas.

  1. Prepare uma trilha sonora de viagens

Você com certeza já deve ter feito alguma viagem longa de ônibus e se esqueceu de preparar uma playlist para isso. É bom ter algo bom para ouvir nessas longas viagens, seja de ônibus, avião ou trem. Mais importante, você vai criar algumas associações poderosas com as suas músicas e a sua viagem que você vai se lembrar para sempre. Então não se esqueça de fazer a sua playlist antes da viagem.

  1. Certifique-se que você tem dinheiro suficiente

Eu conheci alguns mochileiros que acabou preso em um lugar sem dinheiro, à espera da família para comprar o seu bilhete de regresso ou preso trabalhando em algum bar para ganhar dinheiro suficiente para ir seguir viagem.

Faça um orçamento da sua viagem e coloque uma margem de erro em cima, para não correr o risco de ficar sem grana durante a viagem. É fundamental ter algumas estimativas aproximadas de custo da viagem por dia para cada país. Você pode fazer uso de um aplicativo de despesas de viagem ou apenas ter tudo anotado em alguma agenda, para manter o controle durante a viagem.

Posts Relacionados

Amanda

Viajar é minha vocação, tenho o espírito livre e detesto os caminhos convencionais.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *