1

Buenos Aires: Dicas para sua Primeira Viagem

A Argentina, na maioria das vezes, é a escolha de muitos brasileiros para a primeira experiência internacional. Talvez pela imensa oferta de vôos diários para a capital portenha ou simplesmente pela curiosidade de saber como vivem nossos hermanos. Com uma vida noturna agitada e uma vasta oferta de artes, esportes, cultura e gastronomia, você nunca vai ficar entediado em Buenos Aires. Então, se você está planejando visitar a cidade pela primeira vez, aqui estão algumas dicas para se locomover e aproveitar ao máximo a sua estadia na Argentina.

Chegando no Aeroporto Ezeiza

Se você não tiver previamente combinado um transfer com o seu hotel, as suas opções para sair do aeroporto não são muitas. Exceto por uma única linha de ônibus, não há transporte público para a cidade, o ônibus segue para Retiro/área de Puerto Madero. Ou então você pode pegar um táxi, que será mais caro, obviamente.

Se você chegar durante o dia e estiver com um orçamento limitado, você pode pegar o ônibus e a partir da estação de trem Retiro você pode pegar um táxi até o seu hotel. Nesse caso, o taxi sairá mais em conta.

Usando o Transporte Público

Para usar o transporte público, você terá que comprar o cartão SUBE, que é o sistema de pagamento eletrônico unificado para todos os transportes públicos na cidade.  Você pode comprá-lo em qualquer quiosque em torno da estação e carregar com algum dinheiro. O valor do metro é de $4,50 pesos e o do ônibus a partir de $6 pesos.

Muitas das atrações turísticas e pontos de interesse podem ser alcançados por metro (em Buenos Aires é chamado de “subte”). Você pode verificar o mapa da rede aqui.

No entanto, a rede subte não se conecta com toda a cidade e há muitos outros lugares interessantes que você vai precisar usar o ônibus para chegar. Infelizmente, tomar o ônibus, sem qualquer conhecimento de espanhol ou das ruas onde você está indo pode ser um pouco complicado, pois o ônibus não tem qualquer sinal eletrônico a bordo, indicando o nome das estações, e você tem que pagar a tarifa de acordo para o seu destino. Então a dica é pesquisar antes e usar um mapa offline no seu telefone para rastrear sua posição com GPS (eu pessoalmente recomendo maps.me).

No centro da cidade há postos de informações turísticas que oferecem mapas da cidade com os pontos turísticos e linhas de metro. E esse aplicativo te informa qual a linha de ônibus mais fácil para chegar no lugar que você quer. Pode parecer difícil, mas não é.

Uma outra opção para se transportar pela cidade é o uso da bike. Eu não usei, mas vi muita gente usando a bike, para passear e ir trabalhar. A cidade é plana e possui muitas ciclofaixas.

O que Ver e Fazer

Centro de Buenos Aires

Explore a arquitetura maravilhosa e descubra por que Buenos Aires é chamada de “A Paris da América do Sul”. Comece pela Plaza de Mayo e vá até a Casa Rosada (Palácio do Governo), o Cabildo e todos os edifícios em torno da praça que datam do século 19.

casa rosada

Continue caminhando pela Avenida de Mayo e certifique-se de manter a cabeça erguida para apreciar plenamente a área. Entre algumas das atrações por lá, você pode encontrar o Palácio Barolo e o famoso e tradicional Café Tortoni. No final da estrada você vai encontrar o Congresso, uma incrível peça de arquitetura.

Caminhe pela Avenida 9 de Julio, a avenida mais larga do mundo e paroveite para tirar a foto clichê com o Obelisco. Outros destaques da área incluem o Teatro Colón, um dos melhores e melhores teatros do mundo e o El Ateneo Grand Splendid, um antigo e belo teatro que se transformou em uma livraria.

obelisco-buenos-aires

San Telmo

Próximo ao centro está o bairro de San Telmo, a parte mais antiga da cidade, e é outro local popular para a vida noturna. Aqui você pode encontrar muitos cafés, pubs e clubes.

Se você gosta de antiguidades você também pode encontrar um mercado dia antiguidades perto da Plaza Dorrego. Sem falar na famosa feira de San Telmo, que acontece todos os domingos. A feira super lota e é muito grande, começando pela Plaza de Mayo até a Plaza Dorrego. Vá com calçados confortáveis e muita paciência para caminhar em meio a tantos turistas.

Puerto Madero e Costanera Sur

A parte mais nova da cidade é uma espécie de distrito de arranha-céus. Ela consiste em uma série de antigas docas renovados em restaurantes, cafés e clubes. As lojas aqui, apesar de muita qualidade, mas são muito caras, tenha isso em mente se desejar fazer compras por lá. Caminhe pela Ponte de La Mujer e depois sente-se em um dos vários bares espalhados por lá e contemple o belíssimo pôr do sol de Puerto Madero.

Puente de La Mujer

Continue caminhando para o leste e você vai chegar na Costanera Sur, lá você vai encontrar um monte de parques agradáveis e uma Natural Reserva Ecológica que é muito grande e é o lar de uma grande quantidade de aves e outras espécies animais.

Recoleta

A Recoleta é um dos bairros mais chiques da cidade. Aqui você pode encontrar uma abundância de arte e atividades culturais, como o Centro Cultural Recoleta, o Museu de Belas Artes, e o tão famoso Cemitério da Recoleta, onde várias de celebridades argentinas estão sepultadas. Caminhe ao redor Plaza Francia para verificar as muitas barracas de artesanato. E não esqueça de dar uma passadinha pelo Hard Rock Café.

cemiterio-recoleta

Palermo

Sem dúvida, é a parte mais na descolada, popular e vibrante da cidade. Você nunca vai ficar sem lugares diferentes para sair enquanto você estiver em Palermo.  Se você está procurando um lugar bacana para beber, dançar, comer ou fazer compras, esse lugar é Palermo. Para mim, Palermo merece um post único, então falarei mais desse apaixonante bairro mais para frente.

Mas isso não é tudo, além da agitação do bairro, você pode ir para os famosos Bosques de Palermo e relaxar em torno dos grandes lagos, vá até o Rosedal e o Planetário local.

Onde Comer em Buenos Aires

Se você é um grande amante de comida como eu, você vai achar que Buenos Aires tem uma das melhores cozinhas do mundo.

Em uma cidade famosa por suas carnes e churrascos, você não pode deixar o país sem provar um bom e velho “asado”. Não tenha medo de experimentar os cortes mais estranhos e vá além do convencional , pessoalmente, eu recomendo que você comece com as “mollejas” .

Mas em uma cidade onde 80% da população são descendentes de italiano e espanhóis, a carne não é o único grande prato que você vai encontrar. Experimente as massas e pizzas acompanhadas de um bom vinho argentino, você não vai se arrepender.

buenos aires

 

Esses são apenas alguns dos lugares que eu recomendo pessoalmente:

Pizzeria Guerrin – localizada na Avenida Corrientes (A melhor pizza do mundo!)

Las Cabras – Palermo. Para provar o delicioso asado argentino, preço razoável.

Bar Defensa – San Telmo. Restaurante que serve pratos enormes, muito barato e deliciosos.

Você também deve experimentar o tradicional “choripan”, pão com lingüiça assada e molho chimichurri. Eles são vendidos em muitos carrinhos espalhados pelas ruas. É definitivamente a comida mais tradicional e emblemática na Argentina.

choripan-buenos-aires

Segurança

A Argentina tem uma reputação de ser uma cidade perigosa. A verdade é que não é realmente assim, desde que você tome precauções, use o bom senso e esteja consciente do que acontece ao seu redor. Em alguns bairros você deve tomar cuidado com seus pertences e no metro tome cuidado com os carteiristas, especialmente em trens lotados. Manter tudo em sua mochila na frente de você e fora do alcance de qualquer um. Mas no geral a cidade é tranquila e eu não tive nenhum problema quanto à segurança.

Finalmente, mas não menos importante, desfrute da cidade, aproveite a diversão e tome cuidado para não se apaixonar!

 

Amanda

Viajar é minha vocação, tenho o espírito livre e detesto os caminhos convencionais.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *